Escreve-se, repete-se, cria-se, cita-se. Nas palavras de Nietzsche, funciona mais ou menos assim: “A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”. Dessa forma é o Poucas e Tantas, um pouco de tudo, muitas coisas repetidas, outras inéditas (ou não tão inéditas), algumas curiosidades...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

a casa da louca x a louca da casa

O livro A Louca da Casa, da espanhola Rosa Montero, é antes de tudo um delicioso livro. Através de citações de diversos autores e das lembranças de sua infância e juventude, na efervescente Madri dos anos do ditador Franco (Franquismo/1939-1976), a escritora apresenta ao leitor “a louca da casa”, que é a imaginação criativa do romancista, sua impressão sobre o mundo e seus personagens, escrita de forma autobiográfica.

O que chama atenção na obra (e não somente este fato), são os capítulos 3, 6 e 18, onde a autora conta seu caso de amor com o autor “M.” em três versões bastante distintas.

Fica no leitor a dúvida: Pode o autor controlar a sua inspiração criadora, não permitindo devaneios ou “a louca da casa”, em algum momento, pode assumir o controle da obra e escrever, dando asas à sua imaginação, nem sempre amparada pela verdade dos fatos?

Em todo caso, o melhor é ler, se divertir e, se possível, entender.

2 comentários:

  1. Não li o livro, mas deve ser bom! Ela lançou em paraty, acho q na primeira FLIP q eu fui! Dps me conta se gostou!

    Ah, adorei seu comentário no meu blog!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ju, eu não sabia disso! Ela é muito louca e super talentosa. O livro é uma verdadeira delícia, tem trechos dignos de serem colocados aqui neste espaço.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
No momento, sou uma citação do Mario Quintana: "A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo. Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali... Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!"

O Poucas e Tantas recomenda

Ecoblogs