O livro A Louca da Casa, da espanhola Rosa Montero, é antes de tudo um delicioso livro. Através de citações de diversos autores e das lembranças de sua infância e juventude, na efervescente Madri dos anos do ditador Franco (Franquismo/1939-1976), a escritora apresenta ao leitor “a louca da casa”, que é a imaginação criativa do romancista, sua impressão sobre o mundo e seus personagens, escrita de forma autobiográfica.
O que chama atenção na obra (e não somente este fato), são os capítulos 3, 6 e 18, onde a autora conta seu caso de amor com o autor “M.” em três versões bastante distintas.
Fica no leitor a dúvida: Pode o autor controlar a sua inspiração criadora, não permitindo devaneios ou “a louca da casa”, em algum momento, pode assumir o controle da obra e escrever, dando asas à sua imaginação, nem sempre amparada pela verdade dos fatos?
Em todo caso, o melhor é ler, se divertir e, se possível, entender.
Não li o livro, mas deve ser bom! Ela lançou em paraty, acho q na primeira FLIP q eu fui! Dps me conta se gostou!
ResponderExcluirAh, adorei seu comentário no meu blog!
Beijos.
Ju, eu não sabia disso! Ela é muito louca e super talentosa. O livro é uma verdadeira delícia, tem trechos dignos de serem colocados aqui neste espaço.
ResponderExcluir