Escreve-se, repete-se, cria-se, cita-se. Nas palavras de Nietzsche, funciona mais ou menos assim: “A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”. Dessa forma é o Poucas e Tantas, um pouco de tudo, muitas coisas repetidas, outras inéditas (ou não tão inéditas), algumas curiosidades...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Para que não se perca...

Hipólita – Eu não gosto de ver mesquinharias realçadas, e tampouco gosto de ver gente esforçando-se para cumprir com sua obrigação e falhando ao tentar agradar.

Teseu – Ora, minha gentil querida, você não vai ver nada disso.

Hipólita – Ele avisou que eles não entendem coisa nenhuma de teatro.

Teseu – Mais generosos estaremos sendo nós então, agradecendo-lhes por coisa nenhuma. Nosso divertimento será ver a fortuna que há no infortúnio deles. E aquilo que o pobre esforço não conseguir, o nobre respeito fará, percebendo a força da encenação, e não seu mérito. Por lugares onde andei, grandes eruditos quiseram receber-me com premeditadas boas-vindas; eu os vi tremer, empalidecer, fazer pausas indevidas no meio de suas frases; eu os vi engasgar de nervosos no meio de seus discursos decorados. Ao concluírem, param de falar como se parvos fossem, e ficam sem me dar as boas-vindas. Acredite-me, querida, desses silêncios, ainda assim, peguei os votos de boas-vindas. E, nessas nervosas perturbações causadas pelo senso do dever, consigo ler tudo quanto me dizem as línguas tagarelas, de eloqüência esperta e arrojada. Assim é que, no meu entender, têm língua amarrada o amor e a simplicidade: quanto menos falam, mais dizem.

Sonho de Uma Noite de Verão (trecho)
William Shakespeare

2 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
No momento, sou uma citação do Mario Quintana: "A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo. Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali... Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!"

O Poucas e Tantas recomenda

Ecoblogs